O cardeal argentino, Jorge Mário Bergoglio, de 76 anos, foi eleito nesta quarta-feira (13) o 266º papa da história. O novo papa adotará o nome de Francisco I.
Poucos minutos após as 15h, horário de Brasília, a fumaça saiu da chaminé da capela Sistina, levando à euforia os milhares de fiéis no Vaticano.
Minutos depois, os sinos da basílica de São Pedro confirmaram. Por volta das 16h10 o protodiácono anunciou "Habemus Papam" (temos papa). O argentino, então, apareceu numa janela do Vaticano e pronunciou o "urbi et orbi" (benção a Roma e ao mundo), vestido com os trajes brancos tradicionais de seda e lã e com o solidéu (gorro) na cabeça.
Conheça o novo papa
Jorge Mario Bergoglio SJ (Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936) é um religioso da Companhia de Jesus, bispo católico, cardeal, é o arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998.
Recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992, pelas mãos de Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás.
Foi nomeado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.