O Ministério Público do Estado do Ceará (MPE), através dos promotores de Justiça Francisco das Chagas da Silva e Aureliano Rebouças Júnior, entrou com ação civil pública contra quatro instituições bancárias em Iguatu. O pedido é que o atendimento nas agências do Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste e Itaú, não ultrapassem 25 minutos. A ação foi motivada pelas reclamações de vários usuários recebidas pelo Decon de Iguatu.
Na ação civil pública, O MP pede a condenação dos bancos por danos morais coletivos, por violação ao direitos dos consumidores e solicita ainda uma liminar que obrigue as agências de Iguatu a cumprirem imediatamente a lei.
Além disso, pede que os bancos sejam condenados a instalar em suas dependências máquinas que emitam senhas para os clientes, para que, através desse procedimento, fiquem registrados os horários de entrada e de atendimento de cada consumidor. O Ministério Público sugere uma multa de R$ 5 mil para cada instituição financeira que descumprir a ordem judicial.mil reais.