A Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo do município, realizou nesta sexta-feira (5) a 3ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema “Uma política de Estado para a Cultura – Desafios do Sistema Nacional de Cultura”.
O evento teve início às 9h, no auditório da Escola de Música Popular Humberto Teixeira, com uma apresentação cultural dos alunos da escola de música popular. Participaram da solenidade as seguintes autoridades: prefeito municipal Aderilo Alcântara; vice-prefeito, Ednaldo Lavor; secretária de Cultura do município, Diana Mendonça; representante do Ministério da Cultura, Renato Remígio; vereador Antonio do Carmo, além de outras autoridades.

Com a proposta de desenvolver uma ampla discussão sobre a política cultural do município, o evento teve como palestrante o atual consultor dos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco, Renato Remígio. Várias propostas foram debatidas, entre elas, a cultura local nos seus aspectos de identidade, memória e produção simbólica; estratégias para reconhecimento e fortalecimento da cultura, em nome do desenvolvimento sustentável, entre outros.
Durante seu discurso, o prefeito Aderilo Alcântara lembrou que os municípios do interior do país sofrem muito devido a falta de recursos para o estímulo da cultura. “Os investimentos na cultura e em outras áreas, acontecem nas grandes cidades, e isso tem prejudicado os outros municípios, como é o nosso caso. E apesar das dificuldades, nos últimos oito anos, no governo do prefeito Agenor Neto, houve muitos avanços”, disse.
De acordo com a secretária de Cultura do município, Diana Mendonça, cultura é prioridade em Iguatu, mas há uma necessidade de que haja mais investimentos no âmbito estadual e nacional. “Aqui acontece cultura porque é uma política de gestão. É prioridade do gestor, é prioridade como educação, saúde e o social”, afirmou.
Para a 3ª Conferência Nacional de Cultura, prevista para acontecer no mês de novembro de 2013, está sendo esperada a participação de mais de 3 mil delegados de todo o país, entre representantes do Governo Federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.