O avião da Alitália com o papa Francisco pousou exatamente às 15h44 desta segunda-feira (22) no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Ele foi recepcionado pela presidente Dilma Rousseff e por várias outras autoridades, entre elas o vice-presidente Michel Temer, o governador do Rio, Sergio Cabral, o vice governador, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
O arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, e os bispos auxiliares também estavam, presentes da Base Aérea do Galeão. A chegada teve toque de corneta e duas filas de militares - tratamento dispensado aos chefes de Estado que visitam o país. Um coral formado por 120 jovens interpretou o tema da Jornada Mundial da Juventude.
![]() |
Papa beija criança durante o trajeto para o Teatro Municipal, no Centro do Rio |
Durante o percurso do aeroporto até o Centro do Rio, a comitiva do papa Francisco foi cercada pela multidão, que tentava chegar próximo ao carro onde o papa estava. Com os vidros do veículo abertos, Francisco esbanjou carisma e bom humor. O trânsito ficou congestionado por causa da multidão que tentava ver o papa. Mais adiante, Francisco trocou de carro, passando para o tradicional papamóvel, seguindo o trajeto até o Theatro Municipal do Rio.
Após trocar novamente de carro, o papa seguiu para uma recepção com autoridades no Palácio Guanabara, sede do governo estadual. O ato é o primeiro evento oficial de Francisco no país. Após discurso da presidente Dilma Rousseff, o papa iniciou sua fala. "Venho para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração", disse.
Tags
NACIONAL