Trinta mil bolsas serão oferecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para estudantes da rede pública que desejem participar no novo programa “Quero ser Cientista, Quero ser Professor”, lançado na última quarta-feria (18). O programa estimula a formação de professores nas disciplinas de matemática, química, física e biologia e deverá ajudar a reduzir o déficit de cerca de 170 mil docentes na rede pública nessas áreas, de acordo com dados do MEC.
A seleção dos bolsistas será feita pelas secretarias estaduais de Educação e por universidades e a bolsas começam a ser distribuídas já em fevereiro de 2014. O valor repassado aos estudantes de ensino médio será R$ 150. Alunos dos últimos anos do ensino fundamental que forem medalhistas nas olimpíadas científicas também poderão concorrer à bolsa.
Dentro do programa, o aluno será orientado por professores de sua área específica, participará de pesquisas científicas e tecnológicas e visitará universidades e laboratórios. Ele também poderá ser monitor da sua turma na escola.
Tags
NACIONAL