Historiadora iguatuense lança livro sobre a primeira igreja evangélica no Brasil

Jaquelini de Souza foi notícia na última semana com a publicação do livro A Primeira Igreja
Protestante do Brasil
O surgimento das igrejas evangélicas no Brasil é comumente associado à chegada de missionários protestantes em meados do fim do século XIX, mas essa história acaba de ganhar um capítulo prévio.

A historiadora e professora iguatuense Jaquelini de Souza, formada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA), mestra em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi notícia na última semana com a publicação do livro A Primeira Igreja Protestante do Brasil, pela editora Mackenzie.

O livro traz uma abordagem Potiguara, que segundo a pesquisa realizada por ela, foram os pioneiros na fundação da Igreja Protestante no Brasil, após a invasão holandesa a Pernambuco.

Segundo as pesquisas de Jaquelini, os índios Paraupaba e Poty foram levados voluntariamente por holandeses à Europa em 1625, onde receberam educação formal e foram convertidos ao protestantismo. De volta ao Brasil cinco anos depois, passaram a anunciar o Evangelho com o apoio de holandeses que ainda estavam por aqui.

“Já era a Igreja Potiguara porque, teologicamente, havendo dois ou três reunidos em nome de Deus, independentemente do lugar, está ali uma igreja”, afirma a historiadora em seu livro.

Ainda segundo a historiadora, a obra muda a cronologia da história do protestantismo no Brasil e nas Américas, já que a Igreja Reformada Potiguara foi a primeira e também de todo o continente americano formada por nativos - americanos.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem