Hotéis e pousadas em Iguatu registram boa movimentação durante a semana

A cidade de Iguatu é polo comercial na região Centro-Sul do Ceará. Atrai diariamente centenas de visitantes, representantes comerciais, professores e profissionais liberais, que vêm realizar negócios e prestar serviços em empresas e instituições. Durante a semana, a rede hoteleira local registra taxa de ocupação superior a 60%.

Os empresários do setor comemoram bons negócios no decorrer do ano, mas ressentem de um calendário permanente ou de datas definidas de atração turística. “A nossa ocupação é feita em sua maioria por representantes comerciais e profissionais liberais”, observa Ricardo Quinderé, proprietário do Exposição Hotel, o mais antigo em atividade.

O Exposição Hotel é o mais antigo em Iguatu em atividade. FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Iguatu hoje conta com quatro hotéis e seis pousadas, além de outras unidades de hospedaria. São ofertados cerca de 200 apartamentos e 400 leitos. A movimentação é intensa nos dias úteis. Para este mês, a movimentação deve ocorrer até o próximo dia 20. “Os representantes comerciais tiram férias coletivas e a taxa de ocupação cai bastante”, disse o recepcionista do Hotel Havenna, Valdeon Pereira.

A novidade nesta cidade foi a abertura do Hotel Diocesano, pertencente à Diocese de Iguatu. Oferece apartamentos em boas acomodações e quartos populares, com características de casa de repouso. No dia a dia apresenta elevada taxa de ocupação. O mesmo ocorre com o Hotel Canteiros, instalado ao lado do Terminal Rodoviário atende um segmento mais popular.

O consultor empresarial, Carlos Oliveira Passos, reafirma que a cidade precisa de um atrativo de lazer para atrair hóspedes de perfil turístico. “Por enquanto, só temos o turismo de negócios”, frisou. “É um segmento que cresceu bastante e, por isso, houve um acompanhamento na demanda da oferta de acomodações”.

Pioneiro

No início da década de 1960, quando as cidades do Interior do Ceará tinham limitações em oferecer hospedagens, foi inaugurado nesta cidade, o Exposição Hotel. O empreendimento, na época, foi destacado e aplaudido por autoridades, empresários, políticos e moradores. O hotel preenchia uma lacuna existe na região.

A cidade apresentava bons indicadores de crescimento econômico e industrial, era o maior produtor de algodão do Estado, novas residências eram construídas, mas faltava um hotel com boas condições de hospedar viajantes, representantes comerciais e visitantes.

O empreendimento foi uma iniciativa da empresária, Dona Maria Rodrigues Quinderé, conhecida por Mariquinha, que conseguiu realizar um antigo sonho: dotar a cidade que lhe acolheu em 1949 de um hotel moderno para melhor atender aos hóspedes.

A iniciativa contou com o apoio do prefeito, na época, Juarez Gomes. O gestor era um dos incentivadores do empreendimento. Instalado na Praça da Estação, área privilegiada, onde antigamente funcionava o Central Hotel.

O Exposição Hotel foi inaugurado em 1963, há 50 anos, num clima de festa e numa solenidade presidida pelo então prefeito, Juarez Gomes, autoridades locais e sob as bênçãos das instalações pelo bispo dom José Mauro Ramalho, recém chegado à cidade.

Honório Barbosa - DN Centro-Sul

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem