Ex-presidente Fernando Henrique fala sobre os 80 anos da USP


“A USP foi criada há 80 anos em um momento no qual o Brasil se renovava, mas ainda havia muita incerteza sobre nossa capacidade para enfrentar os desafios do mundo. Na ocasião, as camadas dirigentes de São Paulo, que haviam perdido sua luta para consolidar os avanços democráticos no plano nacional, reagiram criando uma instituição de ensino superior que preparasse as gerações futuras para os grandes desafios do desenvolvimento do País. 

Em consonância com a atitude moderna e destemida que o momento requeria, a USP iniciou seus passos abrindo-se ao mundo, sem preconceitos provincianos. Assim, buscou os melhores professores europeus para ajudarem, junto com o que de melhor havia em SP, a revolucionar as práticas de ensino e pesquisa. Foi graças a esse espírito pioneiro que a universidade conseguiu ser o que é até hoje: tanto um local onde se preserva o saber, como uma fonte de inovação. 

Para que essa característica se mantenha, a USP precisa continuar aberta socialmente, incluindo cada vez mais as novas camadas sociais, sem perder o sentido do mérito e da inovação. Estes requerem competição e abertura de espírito, sem temor dos influxos intelectuais vindos de outras universidades brasileiras ou estrangeiras."

Texto de Fernando Henrique Cardoso, no jornal Estado de São Paulo, em comemoração aos 80 anos da USP.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem