A Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal determinou nesta segunda-feira que o ex-presidente do PT José Genoino e o operador do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza, paguem as multas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela condenação no julgamento do mensalão.
Genoino foi sentenciado a quatro anos e oito meses por corrupção ativa e a outros dois anos e três meses por formação de quadrilha, mas ainda recorre da última condenação. O pagamento de multa, no valor de 468 000 reais, refere-se exclusivamente ao crime de corrupção e, conforme a VEP, deve ser pago no prazo de dez dias, sob pena de o nome de o mensaleiro ser inscrito na Dívida Ativa da União.
Poucos dias antes de ter a prisão decretada, em novembro do ano passado, Genoino desautorizou militantes do PT a fazer uma espécie de “vaquinha on-line” para tentar arrecadar o dinheiro da multa. O petista tem patrimônio declarado de pouco mais de 170 000 reais. No caso de Marcos Valério, a multa é de quase 3 milhões de reais.
Tags
POLITICA