Greve das universidades estaduais do Ceará chega ao terceiro mês

A greve nas universidades Estadual do Ceará (UECE), Regional do Cariri (URCA) e Vale do Acaraú (UVA), chega ao terceiro mês. O impasse entre os grevistas e o governo pode prejudicar a conclusão do ano letivo. 

A greve dos servidores, professores e alunos das três universidades estaduais tiveram início em outubro do ano passado. Em novembro, cerca de 80 pessoas chegaram a acampar no rol da Assembleia Legislativa durante um período de nove dias.

Entre as reivindicações, professores e servidores querem a regulamentação do plano de cargos, carreiras e salários, além de concurso público para professores efetivos. Já os estudantes reclamam das falta de estrutura nos prédios das universidades. Em Iguatu, os prédios onde funcionam as unidades descentralizadas da URCA e da UVA, foram alvos de ações do Ministério Público local, que deu um prazo para que as mesmas se adequem às normas de segurança, conforme Termo de ajustamento de Conduta (TAC).

O secretário de Ciência, Tecnologia e Educação do Governo do Estado, René Barreira, disse que os servidores voltaram ao trabalho em dezembro. Ele explicou que o Governo sinalizou a regulamentação do Plano de Carreiras e anunciou a liberação de quase R$ 80 milhões este ano para aumentar o número de bolsas estudantis e melhorar a estrutura das universidades, mas o concurso, só quando a greve for suspensa. "O critério fundamental é a identificação, é o aprofundamento sobre as necessidades", disse René Barreira.

O Sindicato dos professores da UECE alega que este estudo já foi feito. "Nessas três universidades nós temos uma carência de 800 professores. Os reitores já falaram isso para o governador, e tem pesquisas demonstrando a necessidade de contratação", disse Elda Maciel, presidente do Sindicato dos Docentes da UECE.

Juntas, as três universidades tem cerca de 40 mil alunos. Na UECE o início do ano letivo está previsto para o dia 17 de fevereiro, mas a data não deve ser cumprida. Quando acabar a greve, professores e alunos vão primeiro terminar o que ficou faltando do semestre de 2013.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem