Iguatu inicia campanha de prevenção à hanseníase

Entre os dias 27 e 31 deste mês a Secretaria de Saúde do Município irá desenvolver uma programação voltada para o combate e prevenção da doença. Palestras, orientações, avaliações, blitzes educativas com distribuição de folders e uma busca ativa de pacientes por meio das Unidades Básicas de Saúde são algumas das ações que irão marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, celebrado neste dia 26, último domingo de janeiro.

“O principal objetivo da campanha é detectar casos novos de hanseníase e com isso impedir a cadeia de transmissão da doença, já que ela é contagiosa e pode atingir pessoas de todas as idades. Nós temos diretrizes operacionais para a execução de diferentes ações no sentido de controlar o problema com base no diagnóstico precoce”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanderlúcia Felipe.

De acordo com o Guia Para o Controle da Hanseníase do Ministério da Saúde, a patologia tem cura e o tratamento pode ser feito gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O período médio de incubação da doença é de 2 a 7 anos. A transmissão acontece por meio de secreções das vias aéreas superiores. Para que ela ocorra é necessário um contato direto com a pessoa doente não tratada. 

Em 2014, a meta é reduzir ao máximo os percentuais de pacientes com hanseníase em Iguatu. “Essa tem sido uma preocupação constante do prefeito Aderilo Alcântara. O grande desafio nessa área é continuar trabalhando para a diminuição dos índices a fim de que tenhamos uma baixa prevalência”, conclui o Secretário de Saúde do Município, Dr. Tony Pereira.

Assessoria de imprensa da Prefeitura de Iguatu
Joafrânia Nogueira



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem