Mais de 6,6 milhões de pessoas compareceram a eventos no Vaticano com o papa Francisco desde março, quando ele foi escolhido, até o fim de 2013, segundo dados divulgados ontem, em comparação com os 2,3 milhões que estiveram em cerimônias com o papa Bento XVI durante todo o ano de 2012.
O Vaticano disse que os números têm como base a quantidade de entradas distribuídas para eventos papais como encontros gerais, encontros privados e missas. Eles também têm como base estimativas sobre a quantidade de pessoas em eventos em que a distribuição de entradas não é necessária, como as aparições semanais na janela sobre a Praça de São Pedro.
Bento XVI renunciou em fevereiro de 2013, alegando problemas de saúde, se tornando o primeiro papa em 600 anos a renunciar, sem exercer assim a função até o fim da vida.
Dados divulgados no mês passado, que se limitavam ao número de pessoas presentes às audiências gerais semanais, mostravam que o papa atual havia atraído em nove meses e meio quatro vezes o número de pessoas que Bento XVI teve em todo o ano de 2012.
O papa Francisco, que no mês passado foi escolhido personalidade do ano pela revista Time, atrai pessoas ao Vaticano por conta do seu estilo simples e amigável. Bento XVI era mais reservado e bem menos espontâneo.
Tags
INTERNACIONAIS