Os foliões da cidade de Acopiara, no Centro Sul do Ceará, vão curar a ressaca do Carnaval, na quarta-feira de Cinzas, com um ''supercaldo'', produzido numa panela de 9,24 metros de circunferência, volume de 7.450 litros, e um peso de cerca de 12 toneladas. A tampa pesa 1.583 quilos e a colher, 300 quilos.
Um dos organizadores da distribuição, Theognis Floretino, disse que a ideia surgiu para beneficiar a população local e, ao mesmo tempo, integrá-la aos turistas que vão passar o Carnaval na cidade. "O caldo vai reunir vários profissionais da cidade. Vai proporcionar emprego durante as festividades. Na quarta-feira de Cinzas, no momento da distribuição do caldo, haverá uma integração bacana entre os foliões. Vai ser interessante e o caldo promete levantar até defunto", afirmou Florentino.
Panela
O empresário José Rodrigues conta que a ideia de construir uma panela gigante surgiu em 2003. "Estava lendo uma reportagem no jornal que dizia que o Brasil era o maior exportador de carne suína, bovina e de aves do mundo. Além de exportar grãos para várias partes do planeta. Aí pensei porque há tanta riqueza e muitos brasileiros passando fome? Desde então surgiu a ideia de construir essa panela gigante e realizar comidas tradicionais e fornecer para população de vários municipios do Brasil. Deu certo e a panela já percorreu inúmeros estados do sul e sudeste do país ", disse.
Segundo Rodrigues, a panela gigante já participou do registro de dois recordes e será a primeira vez que ela vai ser exposta no Nordeste."Ela já fez o maior arroz carreteiro e feijoada do mundo. Está tudo registrado. E será a primeira vez que ela ficará na Região Nordeste", diz Rodrigues.
Viagem de sete dias
A panela saiu de Joinville na última sexta-feira (21) e chegou no fim do dia desta terça-feira (25), em Juazeiro do Norte no sul do Ceará. A viagem da cidade catarinense até Acopiara vai durar cerca de sete dias. A previsão de a panela chegar em solo acopiarense é no início das festividades, na sexta-feira (28).
Toda a viagem de Joinville até Acopiara está sendo registrada por meio de fotos e filmagens. Uma equipe do Guinness Book vai conferir tudo de perto. "Uma produtora está acompanhando todo o trajeto e um documentário vai ser produzido no futuro. Reforço também que a equipe do Livro dos Recordes vai acompanhar toda a produção e a distribuição do caldo", concluiu
Tags
REGIONAL