Associação Médica Brasileira anuncia criação de programa de apoio a médicos estrangeiros

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, a Associação Médica Brasileira anunciou a criação de um programa de apoio a médicos estrangeiros que atuam no programa, mas que estejam insatisfeitos. O plano consiste em divulgar uma cartilha com o passo a passo de como agir para abandonar o programa e oferecer assessoria jurídica para quem quiser pedir refúgio/asilo político. 

O Programa de Apoio ao Médico Estrangeiro da AMB visa "a proteção da liberdade e integridade dos profissionais trazidos de outros países pelo Governo Federal através do Programa Mais Médicos", segundo a nota. "O objetivo da entidade é atender médicos, tanto de Cuba como de outras nacionalidades, que necessitem de orientação caso haja insatisfação no Programa Mais Médicos pelas condições a que estão submetidos, assim como desejem solicitar refúgio/asilo político", diz ainda o texto.

Na semana passada, a entidade ofereceu emprego à médica cubana Ramona Rodríguez, primeira que anunciou estar abandonando o Mais Médicos, segundo ela, por ter descoberto que o salário dos cubanos era inferior ao dos outros estrangeiros. 

A associação, que é presidida por Florentino Cardoso, se coloca ainda à disposição dos desertores estrangeiros para oferecer um curso que preparatório para o Revalida – exame obrigatório para que estrangeiros exerçam a medicina no País, além de aulas de português e o apoio de outras entidades médicas.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem