Manifestantes ocupam sede da Prefeitura de Icó

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icó ocuparam prédio da Prefeitura Municipal de Icó. A manifestação começou por volta das 10 horas da manhã de hoje e cerca de 30 funcionários estão impedidos de deixar o prédio, que fica na Rua Grande, no centro histórico, que é tombado pelo Iphan.

Os manifestantes armaram um barracão em frente ao prédio e trancaram com paus a porta principal. O movimento tem a liderança de três assentamentos rurais: Chico Mendes, no distrito de Cruzeirinho; Serra, em Pedrinhas; e Bom Lugar, em posto agrícola.

A pauta de reivindicação dos manifestantes inclui uma lista extensa de implantação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. Um dos pontos específicos é a oposição ao fechamento de escolas na zona rural.

O chefe de Gabinete da Prefeitura, Manoel Guedes, foi autorizado a sair e agora há pouco, o prefeito Jaime Júnior chegou à sede da administração. O clima é de tensão e os funcionários estão apreensivos.

O prefeito estuda a lista de reivindicação e deve conversar com as lideranças do movimento. O prefeito disse que há o direito de reivindicação e realização de protesto, mas criticou o fato de lideranças terem impedido a saída e entrada de funcionários da Prefeitura. O ato foi classificado por um procurador do município como ‘cárcere privado’.

(Honório Barbosa)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem