Rompimento de adutora deixa população de Iguatu sem água

Operários trabalham há mais de 30 horas no conserto da
tubulação (Foto: Honório Barbosa) 
Os moradores da cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, enfrentam falta de água desde sábado passado. O motivo é o rompimento da adutora do Açude Trussu, principal sistema de captação e distribuição de água para a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade que tem mais de 70 mil habitantes.

O primeiro rompimento da tubulação ocorreu na sexta-feira passada, à noite, próximo à sede do distrito de Suassurana, distante 18 km da sede urbana.

No sábado e domingo, os operários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Iguatu trabalharam para o conserto do tubo de 300mm de diâmetro. Ontem (10) a tubulação voltou a romper e uma equipe de 15 operários faz o revezamento no serviço de conserto.

A previsão para a conclusão dos serviços é para as 3 horas da madrugada desta quarta-feira (12). “A pressão da água é muito forte e a tubulação rompeu a poucos metros do primeiro vazamento”, disse o diretor do SAAE, Edval Lavor. “O nosso esforço é para a conclusão dos serviços o mais rápido”.

Mais de 80% da cidade enfrentam falta de água desde sábado passado. Apenas 20% do sistema de distribuição estão funcionando, graças ao antigo sistema de bombeamento de água de poços no Rio Jaguaribe. “Precisamos de 750 mil litros por dia e só temos 150 mil litros”, disse Lavor.

Os moradores já enfrentam desabastecimento. As casas sem reservatórios (caixas d’água) são as mais prejudicadas. Falta água para necessidades básicas de banho e limpeza.

Segundo previsão do SAAE, o abastecimento deve ser normalizado na manhã desta quinta-feira, 13. Um carro-pipa da Prefeitura está a disposição do Hemocentro e dos dois hospitais da cidade.

(Honório Barbosa - DN)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem