No bairro Paraná, as águas invadiram as residências. Foto: Luiz Vasconcelos |
A Fundação Cearense de Meteorologia do Ceará (Funceme) registrou nas últimas 24 horas, chuvas em 77 municípios do Estado. A maior delas ocorreu no distrito de Quixoá, na zona rural de Iguatu, com 119 mm. Já na sede urbana do município, os pluviômetros marcaram 82 mm, causando vários alagamento na região norte da cidade.
No bairro Paraná, nas proximidades da sede do IBAMA, os moradores tiveram suas casas invadidas pelas águas. Outro trecho que sofreu as consequências da chuva foi o cruzamento da Rua Deocleciano Bezerra com Monsenhor Coelho, causando, inclusive, a passagem dos veículos.
Em outros locais do município as precipitações foram variadas. No distrito de Barro Alto, sofreu em média 90 mm. Na localidade de Barra, 70 mm.
Previsões
De acordo com o meteorologista Leandro Valente, "nas últimas 24 horas, as áreas de instabilidade que se formam no oceano avançam em direção ao continente, deixando as condições mais favoráveis para a incidência de chuvas". Contudo, a Zona de Convergência Intertropical, principal causa de chuvas no Ceará, permanece afastada do Estado.
Para este final de semana, a previsão da Funceme é que, neste sábado, ainda ocorram precipitações no centro-norte do Estado, principalmente, entre tarde e noite. No domingo (13), o sinal de chuva é mais fraco, mas a região centro-sul pode receber chuvas isoladas entre a madrugada e a manhã. A segunda-feira pode começar com céu parcialmente nublado e, também, com possibilidade de chuvas isoladas.