Durante a cerimônia ocorreu a bênção dos Santos Óleos, que serão utilizados pelos padres no transcurso deste ano nos sacramentos - FOTO: Honório Barbosa |
Foi celebrada nesta quinta-feira (10), às 18h, na Sé Catedral de São José, na cidade de Iguatu, a Missa dos Santos Óleos. A celebração foi presidida por dom João Costa, bispo da Diocese de Iguatu, e acompanhada por dom José Mauro Ramalho, bispo emérito de Iguatu, e dos padres de 22 paróquias que compõem a diocese.
Durante a cerimônia ocorreu a bênção dos Santos Óleos, que serão utilizados pelos padres no transcurso deste ano nos sacramentos do Batismo, Crisma e Enfermo. Durante a liturgia houve a renovação das promessas sacerdotais de todos os padres presentes.
Em sua homilia, D. João Costa destacou a importância desta reunião dos sacerdotes para a unidade da diocese. Geralmente, a bênção dos santos óleos ocorre na Quinta-feira Santa, Dia da Ceia do Senhor e do rito do Lava-pés, mas a Igreja em Iguatu prefere antecipar a data tendo em vista as ocupações dos padres naquela data e a distância a ser percorrida.
O bispo falou também sobre a importância da relação dos padres com a comunidade. Antes da missa, no período da tarde, houve reunião do bispo com os padres. Após a celebração aconteceu um jantar de confraternização no Centro Diocesano.
(Colaboração de Honório Barbosa - DN)