Iguatu lança projeto Educando com Horta Escolar e Gastronomia


Com o objetivo de promover hábitos saudáveis de alimentação, desenvolver a conscientização ecológica sustentável, a Prefeitura de Iguatu, através das Secretarias de Educação e Agricultura e Pecuária lançou o Projeto Educando com a Horta Escola e a Gastronomia.  A interação da comunidade escolar e a conscientização e preservação dos recursos naturais estão entre os objetivos do programa, que utiliza as hortas escolares como ferramentas para a prática pedagógica e o incentivo da alimentação sustentável.

A solenidade de lançamento do projeto aconteceu na manhã da última quinta-feira (5) no auditório da escola de Música Popular Humberto Teixeira, e contou com a presença da secretária adjunta de Educação, Neirismar Barreto, da secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Klévia Brilhante, diretores de escolas, professores, alunos, além de representantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus de Iguatu, parceiro do programa.

O Hortas Escolares pretende educar os alunos das escolas atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio de hortas escolares e da gastronomia sustentável, nutritiva, saudável e saborosa. O projeto inicial conta com a participação das seguintes escolas de ensino fundamental: Luíza Bezerra de Souza (Fomento), Maria Irismar M. Matos (Suassurana), Adahil Barreto (Sede), Alba Araújo (Vila Neuma) e Marta Maria Sobreira, no distrito de José de Alencar.

Com duração de sete meses, o projeto será orientado por técnicos das secretarias de Agricultura, Ação Social e Educação. Nesse período está previsto a realização de 15 palestras, contendo temas socioambientais e nutricionais, além de treinamentos sobre práticas de cultivo de hortaliças para estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Também haverá premiação para as equipes que se destacarem no projeto. 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem