Com o objetivo de promover hábitos saudáveis de alimentação, desenvolver a conscientização ecológica sustentável, a Prefeitura de Iguatu, através das Secretarias de Educação e Agricultura e Pecuária lançou o Projeto Educando com a Horta Escola e a Gastronomia. A interação da comunidade escolar e a conscientização e preservação dos recursos naturais estão entre os objetivos do programa, que utiliza as hortas escolares como ferramentas para a prática pedagógica e o incentivo da alimentação sustentável.
A solenidade de lançamento do projeto aconteceu na manhã da última quinta-feira (5) no auditório da escola de Música Popular Humberto Teixeira, e contou com a presença da secretária adjunta de Educação, Neirismar Barreto, da secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Klévia Brilhante, diretores de escolas, professores, alunos, além de representantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus de Iguatu, parceiro do programa.
O Hortas Escolares pretende educar os alunos das escolas atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio de hortas escolares e da gastronomia sustentável, nutritiva, saudável e saborosa. O projeto inicial conta com a participação das seguintes escolas de ensino fundamental: Luíza Bezerra de Souza (Fomento), Maria Irismar M. Matos (Suassurana), Adahil Barreto (Sede), Alba Araújo (Vila Neuma) e Marta Maria Sobreira, no distrito de José de Alencar.
Com duração de sete meses, o projeto será orientado por técnicos das secretarias de Agricultura, Ação Social e Educação. Nesse período está previsto a realização de 15 palestras, contendo temas socioambientais e nutricionais, além de treinamentos sobre práticas de cultivo de hortaliças para estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Também haverá premiação para as equipes que se destacarem no projeto.