Atos de vandalismo tomaram conta da noite deste domingo (13) em Buenos Aires, logo após a derrota da seleção Argentina para a Alemanha, no Maracanã. Pelo menos 30 pessoas foram detidas e 15 policiais feridos.
O que parecia uma festa familiar acabou virando cenário de guerra. Milhares de pessoas se dirigiram às imediações do Obelisco, no centro de Buenos Aires, logo após a final da Copa de 2014. O objetivo era festejar a excelente atuação da seleção argentina. Porém, nem todos os presentes pareciam ter humor para celebrar.
Por volta das 21h30 (horário local), a festa se transformou em conflito e diversos grupos de vândalos começaram a depredar e saquear o comércio das redondezas. As ruas próximas à avenida Corrientes foram transformadas em um cenário de guerra.
Foram atacados também veículos de canais que faziam a cobertura do evento e ambulâncias que tentavam chegar à área para cuidar dos feridos. Entre eles, um cinegrafista que foi agredido e teve sua câmera levada pelos vândalos.
A policia metropolitana entrou em cena para contornar a situação passando a utilizar bombas de gás lacrimogêneo e disparos de balas de borracha para se defender do lançamento de garrafas e pedras.
O teatro Broadway, localizado na avenida Corrientes, foi apedrejado e o bar Lindero, também localizado nessa área, foi totalmente saqueado. O que era um cenário de festas e sorrisos, se transformou num cenário de destroços deixados pelos vândalos.
Terra
Tags
INTERNACIONAIS