Faleceu na manhã deste sábado (19), aos 80 anos, o escritor Rubem Alves. O literato estava internado na UTI do Hospital Centro Médico de Campinas desde o dia 10 de julho. Rubem enfrentava problemas de insuficiência respiratória causada por pneumonia e morreu por falência múltipla dos órgãos.
Rubem Alves era escritor, psicanalista, educador, teólogo e um dos maiores pensadores contemporâneos da educação no Brasil. Casado com Lidia Nopper Alves, o escritor deixa três filhos.
Mineiro da cidade de Dores da Boa Esperança, Rubem nasceu em 1933 e ficou conhecido principalmente pelo papel de defensor da educação brasileira e pela publicação de seus livros infantis.
Estudou no seminário Presbiteriano do Sul e foi até pastor em uma pequena cidade de Minas Gerais. Sua formação religiosa fez com que militasse a favor de melhores condições de vida durante a ditadura militar, ficando exilado nos Estados Unidos até 1968.
De volta ao Brasil, estudou na Faculdade de Filosofia de Rio Claro. Mas foi na Filosofia da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, onde lecionou até se aposentar na década de 1990. Também cursou psicanálise nos anos 1980 e abriu sua própria clínica, onde trabalhou até 2004.
Tags
NACIONAL