Segundo o balanço divulgado, ontem, pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a produção de veículos, no Brasil, caiu 6,7% em setembro, frente a igual período de 2013. Ao todo, 300,8 mil unidades foram produzidas em setembro, entre automóveis de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Na comparação com agosto, houve alta de 13,7% na atividade do setor.
Conforme a entidade, a produção de veículos, agora, registra queda de 16,8% no acumulado do ano. O resultado reflete as paradas feitas por montadoras - com medidas como férias coletivas e desligamento temporário de linhas - para adequar a produção à queda tanto do consumo doméstico como das exportações para a Argentina - um cenário também agravado pelo excesso de estoque de veículos em pátios de fábricas e concessionárias. A Anfavea prevê queda de 10% na produção do setor neste ano.
O estoque de veículos parados em pátios de montadoras e concessionárias atingiu 404,5 mil unidades no fechamento de setembro - volume suficiente para 41 dias de vendas. Em agosto, os estoques somavam 385,7 mil unidades, mas com um giro levemente maior de 42 dias, informou a entidade.
Tags
NACIONAL