Sessões na AL são marcadas por baixa assiduidade


Dos 46 deputados estaduais que compõem a Assembleia Legislativa do Ceará, somente uns 16 são assíduos e participativos em, praticamente, todas as atividades da Casa. Os demais, além de não discutirem temas de interesse da sociedade, pouco interagem e há casos de parlamentares que têm evitado, inclusive, comparecer à sede do Poder Legislativo.

Para se ter a ideia de como o parlamento do Estado tem sido abandonado por alguns deputados, na última sexta-feira (18), durante sessão ordinária, somente sete deles estavam presentes ao Plenário 13 de Maio quando do início das discussões diárias.

Os demais representantes do Legislativo Estadual só começaram a aparecer poucos minutos antes do início da deliberação de matérias na pauta do dia, isso porque foram convocados pelo Departamento Legislativo.

Participativos

São assíduos e participativos os seguintes deputados: Ely Aguiar (PSDC), Fernando Hugo (PP), Carlos Felipe (PCdoB), Manuel Santana (PT), Rachel Marques (PT), Audic Mota (PMDB), Heitor Férrer (PSB), Roberto Mesquita (PSD), Agenor Neto (PMDB), Capitão Wagner (PR), Renato Roseno (PSOL), Julinho (PD), Evandro Leitão (PDT), Fernanda Pessoa (PR), Elmano de Freitas (PT) e Carlos Matos (PSDB). Os demais pouco são vistos na Casa e muito menos participando de qualquer debate junto a seus pares.

Há casos de deputados que não são vistos na Assembleia desde o período eleitoral. É o caso de Carlomano Marques (PMDB) e também de Ivo Gomes (PDT), os dois eleitos prefeitos no pleito deste ano. Zé Ailton Brasil (PP), Laís Nunes (PMB) e Naumi Amorim (PMB), apesar de terem diminuído a presença na Casa, vez por outra são vistos no Plenário 13 de Maio.

Acontece que, quando há votação de matérias de interesse do Governo, há uma movimentação para que o máximo de parlamentares esteja presente na Casa, como ocorreu na última sexta-feira. Um total de 35 parlamentares compareceu para a votação. Para se ter uma ideia da pouca participação parlamentar na discussão de matérias de interesse da sociedade, no debate que ocorreu para tratar da Lei Orçamentária Anual (LOA), uma meia dúzia de parlamentares compareceu.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem