Desembargador acusado de corrupção é afastado por usar ilegalmente carro oficial

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE) decidiu, nesta quinta-feira (23), afastar do cargo pelo período de dois anos um de seus próprios magistrados, o desembargador Francisco Pedrosa Teixeira. Ele é um dos três componentes daquela Corte denunciados pelo Ministério Publico Federal (MPF) por envolvimento no escândalo da venda de liminares e habeas corpus nos plantões da instituição em fins de semana e feriados. O caso veio à tona com uma investigação da Polícia Federal, em 2015.


O afastamento por dois anos, no entanto, tem outro motivo. Francisco Pedrosa foi investigado pela Corregedoria do Tribunal pelo uso indevido de um veículo oficial do Tribunal que estava à sua disposição para os trabalhos do gabinete.

Conforme ficou provado na investigação, o desembargador utilizava o veículo oficial mo se fosse seu carro particular, chegando ao ponto de trocar as placas oficiais (chapa branca) por placas comuns (oficiosas) para não despertar suspeitas ou denúncias. Por conta disso, ele foi alvo de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e, nesta quinta-feira, por 13 votos a três de seus pares, foi  punido com o afastamento do cargo. Ainda assim, durante os dois anos ele continuará recebendo seu salário, proporcional ao seu tempo de serviço.

Segundo ficou comprovado, Pedrosa violou  a Lei Orgânica da Magistratura Nacional, que dispõe sobre os deveres dos magistrados. Ele somente poderá requere sua volta ao cargo após cumprir os dois anos de afastamento do Tribunal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem