Famílias que ocupam áreas públicas em Iguatu continuam sem assistência do poder público

A situação dos ocupantes é de vulnerabilidade, os espaço não dispõem nem de sanitário. Foto: Honório Barbosa
Dezenas de famílias que ocupam áreas públicas em bairros da periferia de Iguatu, com o objetivo de reivindicar moradia popular, aguardam há vários meses por uma decisão da Prefeitura. Algumas já conseguiram construir parcialmente algumas casas de alvenaria, mas a maioria mora em barracos precários, construído a base de madeira e papelão.

As famílias enfrentam um calor intenso no interior das moradias precárias. A situação dos ocupantes é de vulnerabilidade, os espaços não dispõem nem de sanitário. "Aqui à tarde é um forno e à noite tem muita muriçoca. Nosso sofrimento é grande. Quando chove, molha tudo", disse o catador de recicláveis, Valdir Pinto Ribeiro. A dona de casa, Mara Lima, mantém a esperança. "Não podemos pagar aluguel, não temos para onde ir. Espero receber uma casa".

A aposentada, Maria Luíza de Souza, reclama: "O tempo está passando e não temos nenhuma solução, só promessas, até hoje", pontuou. Já o artesão, Carlos Eduardo Araújo, ocupou o espaço onde deveria funcionar uma Academia de Saúde, no bairro Areias II, e instalou a oficina, construída ao lado do barraco. "Só quero sair daqui quando construir minha casa", disse.

A Prefeitura não tem um levantamento atualizado do número de pessoas que moram em barracos e dos que construíram, mesmo parcialmente, casas de alvenaria, embora já tenham sido feitos vários cadastros. Os próprios ocupantes estimam que 120 famílias morem nos espaços improvisados. 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem