Lançado em Iguatu Plano de Ação Territorial da Apicultura pelo BNB

Programa do BNB tem por objetivo incentivar a cadeia do mel de abelha na região Centro-Sul.
Foto de Honório Barbosa
Foi lançado na manhã desta quarta-feira, 7, no auditório do Instituto Federal de Educação do Ceará, no bairro Cajazeiras, em Iguatu, o Plano de Ação Territorial da Apicultura do Território Centro-Sul Cearense. O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do Nordeste.

O projeto inicialmente vai atender 185 apicultores em seis municípios da região: Iguatu, Quixelô, Cedro, Jucás, Cariús e Orós. Durante o evento houve a assinatura de financiamento para construção de seis casas comunitárias de mel. No total serão liberados R$ 550 mil.

Participaram do evento: apicultores, secretários de Agricultura de municípios da região, representantes do Sebrae, da Ematerce, do Senar, Federação Estadual da Apicultura e de outras instituições.

Durante o evento, a gerente executiva de Desenvolvimento Rural do BNB, Jeânia Rogério Gomes explicou que o banco trabalha com linhas de financiamento por meio do FNE Rural, Pronaf e Agroamigo, com juros favoráveis de meio por cento a cinco por cento ao ano e de até vinte mil reais, sem aval.

A analista técnica do escritório regional do Sebrae em Iguatu, Tuany Holanda, disse que a instituição tem um programa de apoio e acompanhamento da apicultura na região, envolvendo 14 municípios. “É uma atividade que dá lucro e proporciona a defesa do meio ambiente, a manutenção da mata nativa”, disse. “Quem aplica as técnicas corretas tem bom resultado”.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem