Próstata é segunda causa de câncer em homens maduros no País


O câncer de próstata é a segunda principal manifestação de tumor maligno em homens maduros no Brasil, informa o Instituto Nacional do Câncer. 

O órgão estima que até o fim deste ano tenha sido diagnosticados mais de 68 mil casos da doença no País. Não há formas de preveni-lo. Assim, a única maneira de combater a patologia é a realização de exames regulares, de forma que o tumor seja descoberto em fase inicial. 

Em razão da importância do diagnóstico precoce, a campanha mundial Novembro azul procura conscientizar anualmente os homens acerca o problema, incentivando-os à ida ao urologista. Ela busca também acabar com o preconceito que costuma estar associado ao exame retal.

Quando o câncer é descoberto em fase inicial, o paciente pode contar com uma taxa de cura que chega a 95%. Mas, em casos em que o tumor é descoberto tardiamente, ocasionando a metástase, a possibilidade de sucesso no tratamento cai drasticamente.

De acordo com o médico urologista Vladmir Pinheiro, membro do serviço de urologia oncológica do Hospital São Camilo Cura D’ars, de Fortaleza, o indicado é que os homens passem a visitar anualmente o urologista a partir dos 50 anos para realização do exame de toque e de sangue. 

Pacientes negros, ou que possuam histórico da doença na família, compõem o grupo de risco, devem iniciar as visitas regulares já aos 45 anos.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem