Secretário Aderilo Alcântara participa de audiência pública em Solonópole para discutir projeto Malha D'Água


A secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ceará começou a etapa de apresentação do projeto Malha D’Água e de realização de audiências públicas no Interior do Estado. O primeiro evento ocorreu em Solonópole, na quarta-feira (14), e contou com a participação de lideranças políticas e comunitárias, além do secretário Adjunto da SRH, Ramon Rodrigues, e do secretário Executivo, Aderilo Alcântara.

O projeto Malha D'Água tem como objetivo distribuir de melhor maneira o recurso hídrico acumulado em reservatórios para várias localidades, evitando impactos maiores com a escassez de água ou mesmo colapso hídrico nos municípios cearenses.

O secretário executivo da SRH, Aderilo Alcântara, destacou a importância do projeto para atender a demanda das comunidades rurais. “A água oriunda dos açudes será distribuída por rede de adutoras, evitando desperdício como ocorre atualmente com o recurso hídrico liberado em leitos de rios”, disse.

Projeto

O projeto Malha d’Água vai ter uma extensão de 4.306 km de linhas adutoras principais, 305 estações de bombeamento e deve atender a 6,2 milhões de pessoas em 179 municípios. É estimado que haja uma vazão de água em 16,5 m³/s. A partir das estações, a Cagece deve distribuir a água tratada dentro do padrão de potabilidade para consumo aos municípios cearenses.

Deverão ser atendidas todas as localidades que são abastecidas por carros-pipas ou pequenas localidades que contam com o Programa São José e Água Para Todos. O projeto quer garantir água tanto em quantidade como em qualidade para as sedes urbanas dos municípios.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem