Novas sentenças de Lula podem sair até abril


Estão na mesa da juíza federal Gabriela Hardt, substituta do juiz Sérgio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba, dois processos da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que podem ter sentenças até abril, justamente no período em que o petista completa um ano na prisão.

O caso da compra de um terreno para o Instituto Lula em São Paulo deve ser o primeiro a ser julgado. Está concluído para sentença desde 12 de dezembro. O outro processo está relacionado com a reforma de um sítio em Atibaia. Em ambos os casos Lula é acusado de receber propina de empreiteiras por meio dos imóveis em troca de contratos da Petrobrás.

Investigadores da Lava Jato e advogados que atuam nos processos consideram o acervo de provas dessas ações mais robusto que o da primeira sentença, em que Lula foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão - posteriormente a pena foi aumentada na segunda instância para 12 anos e 1 mês.

A defesa de Lula sustenta que a indicação de diretores da Petrobrás estava relacionada ao papel de Lula como presidente, não de líder ou sequer participante de um esquema criminoso. Segundo os advogados não há provas de que Lula seja o dono do sítio e o imóvel pertence comprovadamente ao Fernando Bittar e Jonas Suassuna.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem