Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste contempla Iguatu e mais cinco municípios cearenses


O Ceará conta com cinco municípios inseridos no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). O modelo foi lançado na sexta-feira (24), durante reunião do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento do Nordeste, em Recife, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro. O documento foi apresentado aos governadores da região.

Na lista cearense estão Iguatu, Crateús, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral. O Governo Federal chama de "regiões intermediárias". Fortaleza, prioritariamente, entra no plano - que também contempla outras oito capitais no Nordeste. Ao todo são 41 municípios, sem contar as capitais dos Estados.

A intenção do Governo é enviar o Plano para a aprovação do Congresso Nacional até agosto. No entanto, ele terá início em 2020.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o critério de escola das localidades considerou as novas regiões intermediárias e imediatas mapeadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele destaca que foram avaliados, ainda, os fluxos econômico, histórico, político e de crescimento produtivo. A população das 41 cidades abrange mais de 6,7 milhões de habitantes.

Eixos estratégicos
Uma das diretrizes do PRDNE será o estímulo ao desenvolvimento sustentável da região, com base em seis eixos estratégicos: segurança hídrica e conservação ambiental; inovação; desenvolvimento institucional; desenvolvimento de capacidades humanas; dinamização e diversidade produtiva; desenvolvimento social e urbano.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem