Levantamento de dados feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostra que o mês de novembro é o mais chuvoso dos últimos 48 anos, registrando uma média de 30,2mm, ou seja, choveu 423,6% milímetros a mais que a média para o período, que é de 5,8mm.
Os indicadores são parciais ainda e podem ser ampliados à medida que novas informações de chuva cheguem ao banco de dados da Funceme. O segundo novembro mais chuvoso foi observador em 1979, 28,5mm, isto é, 393,9% acima da média.
Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas verificadas neste mês decorreram do posicionamento da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que contribuiu para aumentar a convergência dos ventos sobre o interior do Nordeste.
O secretário executivo da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Aderilo Alcântara, observou que a boa média de chuvas neste mês de novembro contribuíram para reduzir índices de queimadas no Sul do Ceará e mudaram a paisagem da região, tornando o mato verde e criando uma sensação com dias nublados com se o período chuvoso já tivesse iniciado no sertão”.