Senador elege novo presidente nesta segunda-feira (1)


Oitenta e um senadores se reúnem nesta segunda-feira (1°) para decidir quem comandará a Casa pelos próximos dois anos. A eleição para suceder o atual presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP), está prevista para ocorrer a partir das 14h, de forma presencial, e o voto é secreto.

Cinco senadores concorrem ao cargo. São eles: Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins Martins (Podemos-RS), Major Olímpio (PSL-SP), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS). Novas candidaturas podem ser apresentadas no dia da eleição.

Pelo regimento do Senado, será considerado eleito o candidato que obtiver maioria de votos que represente a maioria da composição do Senado. Ou seja, maioria simples.

Mas, de acordo com a Secretaria-Geral da Casa, para ser eleito, o candidato precisará ter no mínimo a maioria absoluta dos votos, pelo menos 41 votos dos 81 senadores.

A disputa está polarizada entre a senadora Simone Tebet e o senador Rodrigo Pacheco.

Além do presidente e do primeiro e segundo vice-presidentes, serão eleitos quatro secretários e quatro suplentes. O mandato é de dois anos, sendo vedada a reeleição para o período imediatamente subsequente. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem