Camilo tem cinco meses de mandato, caso dispute vaga para o Senado


O governador Camilo Santana (PT) deve ser candidato à única vaga ao Senado Federal nas eleições de 2022. Caso mesmo confirme sua candidatura, o chefe do Executivo terá que renunciar ao mandato no dia 2 de abril, ou seja, daqui a cinco meses.

O governador não terá tempo sequer para inaugurar a metade das areninhas que contratou para quase todos os municípios cearenses, assim como várias outras obras. Pela legislação vigente, nem das inaugurações ele vai poder participar.

Pelo desenho político no estado, hoje, com a saída de Camilo assume a vice-governadora Isolda Cela (PDT), fiel aliada dos irmãos Ciro e Cid Gomes. Isolda, inclusive, dependendo das articulações políticas feitas até lá, poderá até disputar o governo, como tem defendido alguns pedetistas.

De fato, o nome mais forte do grupo é o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), que por sinal já está em campanha, percorrendo alguns municípios no interior do estado. Ainda correm por fora o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e o deputado federal Mauro Filho, ambos do PDT.

Hoje, pelas atuais pesquisas, Camilo Santana e franco favorito para vencer a disputa pelo Senado. No cenário atual não há um nome a altura para disputar com Camilo, uma vez que Tasso Jereissati (PSDB) já anunciou sua desistência pela reeleição ao cargo. Dessa forma, Camilo precisa trabalhar de forma mais acelerada para cumprir compromissos políticos com deputados e prefeitos. Há, ainda, muitas insatisfações na base aliada que precisam ser sanadas, e o governador sabe bem disso.

(Por: Luiz Vasconcelos MTB - 003715 / Analista Político / Observador Político e apresenta o Bate Papo Político na Liberdade AM de Iguatu) 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem