O ex-prefeito de Várzea Alegre, Vanderlei Freire, é o principal alvo da operação “Operação Públio Vatínio” deflagrada hoje (18) pela Polícia Civil no Cariri e no Centro-Sul do Estado. A casa do ex-gestor foi alvo de busca e apreensão de carros e dinheiro.
Freire foi preso em flagrante, porque os policiais encontraram cinco armas na residência, sendo que uma não tinha registro. Ele foi preso por posse de arma ilegal.
Os 97 mandados judiciais com afastamento de seis vereadores — três são de Juazeiro do Norte — e servidores foram cumpridos em Várzea Alegre, Juazeiro, Crato, Barbalha e Fortaleza.
A operação também cumpriu mandado de busca e apreensão nas casas dos vereadores de Juazeiro do Norte Darlan Lobo, Beto Primo e Capitão Vieira.
O policiais civis apreenderam todos carros desses vereadores, que teriam sido também afastados de seus cargos e obrigados ao uso de tornozeleira. Assume essas vagas: Auricélia, Jesualdo e Romão.
A “Operação Públio Vatínio” tem como objetivo desarticular organização criminosa com envolvimento na exploração do Jogo do Bicho e crimes contra administração pública na região do Cariri e Centro-Sul do Estado do Ceará.
No decorrer das investigações, constatou-se que os 52 investigados movimentaram mais de 400 milhões de reais no período de 2014 a 2020, montante esse que é objeto de análise aprofundada para identificação de sua origem.