Prefeito da cidade de Catarina é afastado do cargo suspeito de desvio de verbas


Uma operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), deflagrada nesta quarta-feira (9), afastou o prefeito do município de Catarina, Thiago Paes de Andrade, por 180 dias, além de secretários municipais.  

O irmão do gestor, o ex-prefeito Jefferson Paes de Andrade também sofreu mandado de busca e apreensão, de acordo com o Ministério Público.

A operação, denominada "Tártaro", investiga indícios de práticas de peculato - subtração ou desvio de dinheiro público - crimes contra a administração pública, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos tanto nas residências de pessoas físicas quanto nas sede de empresas investigadas. As ações ocorreram nos municípios de Catarina, Fortaleza, Eusébio, Massapê e Lavras da Mangabeira.

O prefeito Thiago Paes e o ex-prefeito Jefferson Paes estão sendo investigados por suspeita de comandar um esquema criminoso, envolvendo o direcionamento de licitações para uma mesma empresa para obras de manutenção ou construção de açudes. 

Segundo o Ministério Público, só em 2019 foram gastos mais de R$ 2 milhões com a construção, reforma e manutenção de mais de 30 açudes em Catarina. Também foram construídos pequenos açudes para proprietários privados, além de indícios de crimes contra a Administração Pública e fraudes em licitação nso procedimentos dos açudes construídos.

As empresas investigadas concentram mais de R$ 25 milhões recebidos da cidade de Catarina, entre 2009 e 2021. Nesse período, o MPCE constatou que essas empresas utilizavam mão de obra da própria prefeitura do município.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem