Governo estuda usar fundo para garantir casa própria a famílias de baixa renda


O governo do presidente Bolsonaro (PL) prepara uma mudança no Fundo Garantidor de Habitação Popular para ampliar o acesso de famílias de baixa renda a linhas de crédito mais baratas para aquisição da casa própria.

Além da simplificação de regras, o fundo também deve receber um aporte de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS - para ter maior poder de fogo na concessão das garantias. O valor ainda está em discussão dentro do governo.

A equipe econômica espera que a mudança, embora sutil, ajude a alavancar empréstimos para as famílias de baixa renda adquirirem a casa própria. Com o acionamento mais fácil das garantias, a avaliação é que os bancos terão maior apetite em ofertar as linhas de crédito a esse público. Os custos envolvidos também podem diminuir.

Para viabilizar as mudanças, o governo também deve fazer um aporte de recursos no FGHab, que hoje tem um patrimônio líquido de R$ 2,8 bilhões. O valor é considerado tímido para o tamanho do alcance pretendido. O valor do aporte está em discussão, mas, segundo integrantes do governo, pode ser feito com recursos que hoje compõem o FGTS. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem