Polícia Federal e CGU investigam fraudes na compra de livros de didáticos em Beberibe


Uma operação da Polícia Federal, deflagrada na manhã de quinta-feira (11), cumpriu 16 mandados de busca e apreensão expedido pela 15ª  Vara da Justiça Federal.

Segundo a PF, a operação tem como objetivo investigar fraudes em licitações e pagamentos de propinas a servidores públicos no processo de licitação para aquisição de livros didáticos pela prefeitura de Beberibe, entre os anos de 2019 e 2020.  

A operação mobilizou 70 policiais federais e 10 servidores da Controladoria Geral da União (CGU). Os mandados foram cumpridos nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Pindoretama, Iguatu e Jucás. 

As investigações tiveram início em junho de 2020. Um trabalho conjunto entre PF e CGU, identificou indícios de esquema criminoso envolvendo pagamento de propina a servidores públicos, empresas de fachada, superfaturamento dos bens licitados e lavagem de dinheiro decorrente de desvios de recursos públicos federais em licitações para aquisição de livros didáticos.

Segundo, ainda, a Polícia Federal, as pessoas investigadas atuam em outros processos licitatórios no Estado do Ceará, já tendo sido indiciadas em inquéritos policiais por crimes similares.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem