Após empate, presidente do TRE pede vista e adia julgamento que decide sobre cassação de mandato de prefeita e vice de Nova Russas


Após empate em 3 a 3, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Inácio de Alencar Cortez, pediu vista ao processo de cassação do mandato da prefeita de Nova Russas Giordanna Mano (PL) e do vice Anderson Pedrosa (PMN).

Com o impasse na sessão desta terça-feira (10), o presidente do TRE precisará desempatar e decidirá se a coligação vencedora na última eleição será impugnada por irregularidades no pleito de 2020 ou não.

A ação sob análise na Corte Eleitoral também pede a inelegibilidade do deputado federal Júnior Mano (PL), esposo da prefeita Giordanna. Entre as acusações, estão abuso de poder político, captação ilícita de votos e conduta vedada a agente público.  

Vale salientar que, recentemente, o Tribunal Regional Eleitoral cassou os diplomas do prefeito de Baixio Humberto Ramalho (PDT) e do seu vice Donizete Cavalcante, por abuso de poder político. Além disso, Zé Humberto também foi considerado inelegível por 8 anos a partir das eleições de 2020, por ser responsável pela divulgação da publicidade institucional irregular para as eleições nos canais de comunicação institucional da Prefeitura do município.

Os dois processos eleitorais, tanto de Nova Russas como de Baixio têm semelhanças com o processo eleitoral contra o prefeito de Iguatu Ednaldo Lavor (PSD) e do vice, Franklin Bezerra. O caso de Iguatu têm parecer favorável pela cassação pela Procuradoria Regional Eleitoral, por meio da procuradora Lígia Maria de Souza. A data do julgamento ainda não foi marcada.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem