Deputado Nelho Bezerra questiona aumento da conta de luz no Ceará e pede revisão do reajuste


Por LuizVasconcelos
O aumento médio de 24,85% no valor da energia distribuída pela Enel Distribuição Ceará, que passou a valer em abril, foi questionado por parlamentares, setor produtivo, representantes de entidade de defesa do consumidor e pela OAB-CE durante audiência pública sobre o tema, na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle do Senado, na última quinta-feira (5).

O deputado federal, Nelho Bezerra (União Brasil/CE) participou das discussões. O parlamentar pediu que a concessionária estude formas de diminuir os custos no sistema para que a tarifa de reajuste seja reduzida e a população não sinta tanto o aumento da conta de luz.

O parlamentar ressaltou ainda que o reajuste sufoca as famílias mais pobres, principalmente os trabalhadores e pequenos produtores rurais que usam a energia para manter sua produção na base da irrigação. Nelho ainda informou que a Enel tem atingido resultados financeiros positivos, fechando em 2021, um lucro líquido de R$ 488 milhões, em crescimento de quase 84% em relação a 2020.

O reajuste anual da tarifa foi aprovado no dia 19 de abril pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), logo após o governo federal anunciar o fim das bandeiras de escassez hídrica, o que, praticamente, vai anular o efeito percebido pelo cliente residencial com esse reajuste. Além do Ceará, a Aneel aprovou reajuste para os estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem