Nova carteira de identidade começa a ser emitida na próxima semana


A nova carteira de identidade começará a ser emitida na próxima semana. Segundo a Receita Federal, os primeiros documentos serão emitidos no Rio Grande do Sul, a partir da terça-feira (26). Nos dias seguintes, a emissão começará a ser feita pelos órgãos de identificação civil no Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Ainda não há previsão de emissão nos demais estados.

A Carteira de Identidade Nacional adotará o número de inscrição no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país. Haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.

Nesse primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas.

A CIN será emitida em duas versões: física e digital. Elas possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, de papel ou de policarbonato, atende os que não possuem acesso a internet, smartphone ou computador. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo gov.br, mas somente após a emissão da carteira física.  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem