Deputado Genecias Noronha desiste de disputar reeleição e lança filho como deputado


O deputado federal Genecias Noronha (PL) desistiu de disputar sua reeleição para a Câmara dos Deputados. O parlamentar resolveu lançar o filho, Matheus Noronha, de 24 anos, para disputar o cargo.

Genecias teve seu mandato cassado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e se mantém no cargo por conta de recursos que ainda tramitam na corte eleitoral. Sua esposa, Aderlânia Noronha (SD), deputada estadual, também com o mandato cassado, desistiu de disputar as eleições de outubro.

A incerteza sobre o resultado dos recursos que ainda serão julgados pesou para a desistência do casal. Embora pudessem concorrer com registro sob júdice, os dois preferiram não enfrentar o desgaste de nem assumir os mandatos caso fossem eleitos.Genecias está no seu terceiro mandato consecutivo. Nas eleições de 2018 foi reeleito para o legislativo federal com 113.030 votos, ficando na posição de 11º entre as 22 vagas cearenses na Câmara.

Em 2020, Genecias e sua esposa foram julgados pelo TRE e condenados por abuso de poder político e econômico pelo placar de 6 a 1. Os desembargadores entenderam que os dois se beneficiaram eleitoralmente de ações institucionais da Prefeitura de Parambu, administrada por aliados políticos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem