Observador Político: Iguatu deve passar por nova eleição com a cassação do prefeito Ednaldo e seu vice


A eventual decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de negar registro à candidatura de Jair Bolsonaro, como já se fala abertamente, em Brasília, seria a “cereja no bolo” dos estrategistas da campanha petista, que, a pretexto de “defesa da democracia”, articulam iniciativas para afastarem do atual presidente as elites políticas e empresariais que o consideram “rude” ou “menor” ou “vergonhoso”.

A estratégia andou após a burrada do PSDB de abrir mão da candidatura própria, deixando sem pai nem mãe milhares de formadores de opinião.

No Brasil dos ignorantes políticos, adversários agem como se o atual presidente fosse usurpador, eleito pela vontade de 58 milhões de eleitores.

Além da democracia, qualquer improvável “golpe” vitimaria o próprio presidente. Golpes são aplicados contra presidentes eleitos.

*****

Esvaziado pelo período eleitoral e com matérias prestes a perder a validade, o Congresso Nacional volta oficialmente nesta segunda-feira (1º), após o recesso parlamentar. Deputados e senadores têm até o dia 7 de agosto para aprovar três medidas provisórias (MPs), caso contrário, elas perderão a validade.

Entre as medidas provisórias pendentes está a que trata da abertura de crédito extraordinário de R$ 27,09 bilhões no Orçamento deste ano para pagar benefícios ampliados na proposta de emenda à constituição (PEC) que prevê a criação de um estado de emergência para ampliar o pagamento de benefícios sociais.

***

Pesquisa Datafolha mostra que 49% do eleitorado brasileiro diz ter deixado de conversar sobre política com amigos e familiares nos últimos meses. O motivo é evitar discussões diante do acirramento eleitoral. 

Segundo o levantamento, realizado de 27 a 28 de julho, o índice é maior entre os eleitores que pretendem votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 54% contra 40% dos apoiadores do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

***

E por falar em eleições, Iguatu deve vivenciar um novo pleito, para escolher novamente um prefeito e um vice para governar o município.

Por conta da cassação do atual prefeito Ednaldo Lavor, e seu vice, pelo Tribunal Regional Eleitoral por 6 a 1, é questão de tempo o afastamento dos dois políticos de seus devidos cargos.

Como bem afirmou o ex-prefeito Aderilo, durante uma entrevista, Ednaldo é um prefeito moribundo, que agoniza rumo à perda de poder.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem