Lula decide prorrogar isenção de impostos federais sobre combustível


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva decidiu prorrogar a isenção de impostos federais sobre os combustíveis, medida aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro às vésperas das eleições e que venceria hoje. 

O prazo da prorrogação ainda está sendo definido, mas o mais provável é que seja por dois ou três meses. Apesar disso, o início de 2023 continuará sendo marcado por um cenário de alta dos preços por conta da recomposição do ICMS, cujas alíquotas são definidas pelos governadores. 

No caso dos impostos federais (PIS e Cofins), pesou na avaliação do novo governo o desgaste político que seria gerado, já nestes primeiros dias, com o impacto da alta dos combustíveis no IPCA. O fim da isenção dos impostos federais representaria uma alta de R$ 0,69 por litro na gasolina, podendo levar o índice oficial de inflação para 1% em janeiro.

Já a elevação do ICMS é esperada com o fim da forma de cobrança do tributo aprovada, nesse ano, pelo Congresso para conter a alta dos preços na bomba às vésperas das eleições. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem