Tribunal Regional Eleitoral marca nova eleição para prefeito em Iguatu. Gestor foi cassado


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) marcou para 5 de fevereiro de 2023, a data para a eleição suplementar em Iguatu para a escolha dos cargos de prefeito e vice-prefeito do município.

O plenário da Corte Eleitoral aprovou a resolução por unanimidade na sessão desta quinta-feira (1º). O município de Pacujá, cujo prefeito e vice também foram cassados, também passará por uma nova eleição na mesma data. O prazo para realização das convenções partidárias ocorre entre 6 e 8 de janeiro de 2023.

Os gestores dos municípios foram cassados por irregularidades cometidas nas eleições municipais de 2020. Nas duas cidades, os presidentes das Câmaras já estão no exercício do Executivo por determinação da Justiça Eleitoral.

No caso de Iguatu, o prefeito cassado, Ednaldo Lavor (PSD) recorreu ao TSE, por meio de ação cautelar e aguarda um posicionamento da Suprema Corte Eleitoral. Entretanto, após a condenação em segunda instância, a corte regional eleitoral já pode marcar as novas eleições, que se confirmam agora.

Vale ressaltar que, caso Ednaldo consiga a liminar em Brasília, seu efeito é de caráter provisório, pois o mérito precisa passar pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem