As fortes chuvas que banharam o município de Senador Pompeu, no Sertão Central do Estado, nas últimas 48 horas, foram suficientes para causar estragos e acender um alerta para as autoridades do município e do Estado.
Segundo dados divulgados pela Funceme, em Senador Pompeu choveu 105 milímetros, um volume suficiente para provocar estragos na zona rural e também em estradas da região. A rodovia CE-166, que liga Senador Pompeu a Piquet Carneiro foi rompida por conta da força das águas. Veículos que trafegavam pela estrada chegaram a ser arrastados por conta da correnteza.
Dois grandes açudes na região - Poço Grande e Riacho do Meio - estão em situação preocupante, prestes a arrombar. O açude Patu, que fica em Senador Pompeu, atingiu 100% da capacidade e sangrou.
Segundo a Funceme, também choveu forte na região de Deputado Irapuan Pinheiro (230mm) e Milhã (190mm). Em Milhã, inclusive, um açude chegou a arrombar. Algumas regiões na sede do município chegaram a ser invadidas pelas águas.
O governador Elmano de Freitas (PT) tão logo tomou conhecimento da situação, sobrevoou os municípios atingidos pelas enchentes e pode constatar de perto o estrago provocado pela subida do nível das águas. O chefe do Executivo pediu agilidade das secretarias e órgãos da administração estadual na implantação de medidas para diminuir o sofrimento dos moradores que perderam móveis e ficaram desabrigados ou desalojados.
No município de Mauriti as fortes chuvas provocaram a abertura de uma cratera na rodovia CE-384, próxima à divisa do Ceará com a Paraíba. Dois carros que trafegavam no local foram engolidos pelo buraco. Sete pessoas, entre motoristas e passageiros, ficaram feridas no acidente e algumas estão em estado grave. Segundo a Funceme, nas últimas 24 horas choveu 86 milímetros na região.