Audiência Pública debate problemas do Hospital Regional de Iguatu e possíveis soluções


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Comissão de Fiscalização e Controle, realizou, nesta segunda-feira (10), no auditório da Universidade Regional do cariri – Urca de Iguatu - audiência pública para debater e apontar soluções para os graves problemas de atendimento no Hospital Regional de Iguatu.

Os trabalhos foram conduzidos pelo deputado Agenor Neto, presidente da Comissão. A solicitação da audiência foi uma iniciativa do deputado Carmelo Neto (PL), que marcou presença. Também participaram dos debates o deputado Alcides Fernandes (PL), o promotor de Justiça, Bruno Leonardo, a coordenadora da macrorregião do Cariri, Tereza Cristina, o prefeito de Saboeiro, representando a Aprece, Marcondes Ferraz, além de outras autoridades e entidades de classe.

Durante o evento, familiares de pessoas que foram afetadas pelo mau atendimento no Hospital Regional se manifestaram e solicitaram providências para o caos estabelecido na unidade de saúde. Recentemente, um jovem sofreu um acidente de trânsito, foi ao Hospital Regional, e em seguida liberado sem sequer fazer um exame. O jovem foi encaminhado para o Hospital do Cariri com poli traumatismo craniano e faleceu uma semana depois. A família atribui a morte do jovem ao mau atendimento prestado na unidade hospitalar.   

Apesar de comporem um bloco de oposição ao governo do estado, os deputados Carmelo e Pastor Alcides limitaram seus pronunciamentos aos problemas enfrentados pela população de Iguatu no atendimento do hospital de Iguatu, cuja gestão é feita pela Prefeitura de Iguatu.

O deputado Agenor Neto fez questão de frisar a grave situação da unidade de saúde de Iguatu, que atende a 10 municípios e, apesar de estar recebendo os recursos dos governos federal e estadual e dos municípios conveniados, vem atrasando salário dos servidores e deixando de prestar um serviço de qualidade para a população de Iguatu e região.

Agenor Neto informou que está entrando com uma ação junto ao Ministério Público para que o órgão ministerial possa agir no sentido de solicitar da gestão municipal uma planilha detalhada com os recursos transferidos e os nomes dos profissionais que prestam serviço a uma cooperativa, que inclusive já recebeu, em pouco mais de 3 anos, mais de R$ 50 milhões da Prefeitura de Iguatu.

O parlamentar ainda destacou o compromisso do governador Elmano de Freitas para melhorar a saúde da região Centro Sul. 



 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem