O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública – Procap -, com apoio da Polícia Civil, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (08), a operação “Passe Livre”.
Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências e sede de empresas dos investigados, nas cidades de Tarrafas, Hidrolândia, Juazeiro do Norte e Lavras da Mangabeira.
Segundo a investigação da Procap, os empresários investigados interferiam ilegalmente nas participações de outras empresas na disputa do processo licitatório, oferecendo-lhes dinheiro para que as envolvidas desistissem da concorrência pública. O esquema, dessa forma, violaria o caráter competitivo do processo licitatório.
Os investigados podem responder pelos crimes de corrupção, fraude em licitações, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Na operação, foram apreendidos aparelhos celulares e documentos. A Justiça ainda autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos para aprofundar as investigações.
A operação desta quinta-feira dá continuidade à Operação Tarrafas, deflagrada em 30 de agosto de 2022, que também investigava indícios de crimes de corrupção, fraudes em licitações e crimes de associação criminosa em Tarrafas.