"Vamos vencer essa batalha", diz Lula após sessão de quimioterapia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (1º) que está preparado e confiante para enfrentar o tratamento contra o câncer de laringe.

"Eu estou preparado para enfrentar mais uma batalha e acho que nos vamos conseguir tirar de letra. Basta que a gente siga recomendações médicas, basta que a gente faça aquilo que precisa ser feito e acho qeu vamos vencer essa batalha. Não foi a primeira e não será a última batalha que eu vou enfrentar", afirmou Lula, em vídeo gravado nesta terça no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, de onde teve alta nesta terça após a primeira sessão de quimioterapia.

“Eu quero mais uma vez agradecer ao povo brasileiro [pelo] carinho, pela solidariedade. O que aconteceu comigo é daquelas coisas que acontecem com todo mundo, mas a gente pensa que só acontece com os outros. Nunca com a gente. (...) Com a solidariedade de vocês vai ser muito mais tranqüilo, mais fácil”, disse o ex-presidente.

Lula saiu nesta terça de sua primeira sessão de quimioterapia "otimista", sem apresentar náuseas e já com melhoras na voz, prejudicada com rouquidão pelo câncer na laringe.

O quadro foi apresentado por Artur Katz, um dos médicos que tratam o tumor e que acompanharam Lula durante a primeira fase do tratamento, iniciado nesta segunda-feira (31) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele recebeu alta nesta terça, por volta das 14h16.

"Ele não sentiu náuseas e a grande questão dele nesta manhã era saber quando poderia almoçar. É improvável que ele tenha náusea forte, uma vez que ele não teve nada até agora. Talvez um ligeiro mal-estar", afirmou Katz minutos após o ex-presidente deixar o hospital.

O médico disse também que a melhora na voz rouca ocorreu por causa do tratamento de um edema (inchaço) próximo ao tumor. "A voz melhorou muito em parte por causa do edema que existia junto à lesão que não existe mais. E a voz dele está praticamente normal. Ele está bem humorado, indo para casa e daqui a 21 dias ele volta", disse. ( Fonte: G1)


Luiz Vasconcelos

O redator do blog tem formação acadêmica pela Universidade Estadual do Ceará na área de Pedagogia, no entanto, tem grande predileção pelo jornalismo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem