Acidentes no trânsito tiveram impacto de R$ 199 bilhões na economia em 2017


Um estudo com base nos indicadores do seguro obrigatório de automóveis - DPVAT, divulgado ontem, pela Escola Nacional de Seguros, revela que os acidentes graves ocorridos no trânsito brasileiro em 2017 provocaram impacto econômico de R$ 199 bilhões.

O valor equivale ao que seria gerado pelo trabalho das vítimas, caso os acidentes não tivessem ocorrido. De acordo com estudo, os acidentes no trânsito mataram mais de 41 mil pessoas no ano passado em todo o país e deixaram com invalidez permanente outras 42 mil.

O número de pessoas mortas ou com alguma sequela permanente subiu 35% de 2016 (61 mil vítimas) para 83 mil em 2017. O resultado se aproxima do total de vítimas e pessoas com sequelas registrados em 2015, 100 mil.

A coordenadora da pesquisa, economista Natália Oliveira, do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro da Escola Nacional de Seguros, destacou em entrevista que a maior parte dos acidentes no ano passado (74%) envolveu motocicletas, sendo que 59% dos acidentados nesse tipo de veículo eram os próprios condutores. Segundo a economista, 90,5% das vítimas estavam em fase economicamente ativa. Outro número que chama bastante a atenção é que 48,5% estão entre 18 e 34 anos de idade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem