CDL de Iguatu anuncia vencedores do Concurso de Redação 2018


Três estudantes de duas escolas da rede estadual de educação em Iguatu, Lucas Emanuel e Liceu, foram anunciadas como vencedoras do Concurso de Redação da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL de Iguatu, edição 2018. Sara Thais Neves Ferreira (1º lugar), estudante da escola Lucas Emanuel, Camila Silva Paracampos e Raíssa Vieira Lopes (2º e 3º lugares) respectivamente, do Liceu estiveram na sala da presidência da entidade, na noite desta quarta, 26/09 para receber as congratulações e a premiação.

Cada uma das estudantes recebeu um telefone celular iphone doado pelos diretores da CDL, Ricardo Quinderé, Ricardo Pinho Ricarte e o presidente, Francisco José Mota Luciano 'Dedé Duquesa'. As três estudantes estavam emocionadas e afirmaram que vencer um concurso de redação que teve mais de 120 estudantes inscritos é motivador e estimular continuar escrevendo e lendo muito. As estudantes têm duas características em comum; gostam muito de ler e ambas têm 17 anos.

Elas se diferenciam nos sonhos que alimentam na futura carreira profissional. Thais vislumbra a carreira na medicina, como médica, Camila sonha com Arquitetura e Raíssa, Engenharia Civil.  Profissões diferentes, mas sonhos comuns de galgar as vagas na universidade nas provas do Enem que ambas vão fazer em novembro.

Também estavam presente, além de familiares das estudantes, as diretoras das duas escolas onde elas estudam. Heriglécia Lima Matias (escola Lucas Emanuel), Cláudia Medeiros (Liceu Dr. José Gondim). O professor de Redação, Marcelo Félix, do Curso Redigir, parceiro da CDL na elaboração e aplicação das provas do concurso, também participou do anúncio das vencedoras e entrega da premiação.

De acordo com o professor houve uma evolução de 100% na produção das redações dos estudantes de todas as escolas participantes, em relação as edições anteriores do Concurso, que foi lançado pela CDL em 2012. Heriglécia Lima, Marcelo Félix e Cláudia Medeiros enalteceram a iniciativa da CDL em manter a realização do concurso. Os professores lembraram que trata-se de um importante teste para os estudantes candidatos aos vestibular e Enem, principalmente porque o concurso é aberto aos estudantes do 3º ano médio das escolas da rede pública estadual. Geralmente o concurso acontece no 2º semestre do ano letivo, antes das provas do Enem e dos vestibulares.

A prova do Concurso foi aplicada na noite da quarta, 29/08 no auditório da CDL, na Rua Dr. João Pessoa. Cerca de 70 estudantes das escolas da rede estadual de educação compareceram para se submeterem ao teste. A prova com duração de duas horas foi aplicada sob a supervisão do professor de Língua Portuguesa, do Curso Redigir, Lincon Lavor. O tema escolhido foi: “Os perigos das fake news (notícias falsas) na era da informação”. Proposta de texto ‘narrativo’/ ‘dissertativo’.

O presidente da CDL, Francisco José Mota Luciano 'Dedé Duquesa', parabenizou as estudantes que venceram o Concurso de Redação. Ele voltou a enfatizar que o principalmente objetivo da entidade ao lançar o certame é incentivar os estudantes das escolas públicas pela leitura e escrita e oferecer também um suporte na fase preparativa para o Enem e Vestibular. De acordo com Dedé Duquesa, a disciplina de 'Redação' é a que mais reprova no Enem e Vestibular.

O presidente garantiu que o concurso está mantido, pelo menos até o final de sua gestão. “Nossa meta é priorizar essas ações de educação, cultura, conhecimento, sempre incentivando os estudantes a produzirem textos, boas redações, indiretamente cooperando para que eles alcancem bons resultados nas provas do Enem e vestibular”, afirmou.

(Por: José Guedes Costa)






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem